IBHD - nstituto Brasileiro de história do Direito

Biblioteca

Estudos de História e Filosofia do Direito 19/12/2012

Estudos de História e Filosofia do Direito

Autor: Andrés Botero

Este livro busca promover o diálogo de discursos que possam servir à compreensão da complexidade do tema estudado. A busca por uma melhor compreensão tem permitido, em muitos discursos-base de estudo do sistema normativo, se conhecer as culturas jurídicas que neste estão inseridos. As tradições fragmentadas das disciplinas passam a integrar a caixa de ferramentas de que um viajante acadêmico pode fazer uso, na compreensão da complexidade, partindo do fato de que ele nunca poderá abarcar a totalidade, mas sim, ter uma melhor perspectiva da separação daquilo que não está separado (existem, por acaso, limites claros, fora da ciência, entre a norma e a cultura, entre a sociedade e a lei?).

Isto é o que anima boa parte desta obra. Se, para melhor compreensão de um fenômeno, for útil o uso de ferramentas (um conceito de outra disciplina, por exemplo), então que estas sejam bem-vindas. Isto explica porque os ensaios que compõem este livro não renunciaram ao uso de pautas interpretativas próprias de outras disciplinas jurídicas, tampouco evitaram o uso daquelas estritamente jurídicas. No entanto, dentro do ânimo de diálogo e de viagem, se escolheram alguns ensaios que, em sua maioria, partem da jushistória, mas que, para o bem ou para o mal, tentam abrir diálogos, para fundir horizontes com outros discursos-base do Direito, em especial com a jusfilosofia. E graças a um bom grupo formado por amigos brasileiros, alguns deles tendo sido antes meus alunos, se pode realizar essa tradução, que agora é apresentada neste livro. Cada ensaio tem sua própria trama e história, que não põem em questão o ânimo de diálogo e viagem acadêmica que unifica, em seu espírito, todo o livro.

ANDRÉS BOTERO - Professor e Investigador na Faculdade de Direito da Universidade de Medellín. Nessa Universidade, trabalha como coordenador da área de Filosofia do Direito e é Diretor da linha de Pesquisa em Teoria do Direito no Grupo de Investigações Jurídicas. Além disso, foi convidado como conferencista em vários países como Estados Unidos, México, Cuba, Argentina, Chile, Brasil, Espanha, Bélgica, Itália, Áustria e Alemanha. Seus campos de investigação e estudo giram em torno da História do Direito, Filosofia do Direito e Educação Superior

Outros artigos da Biblioteca
  • Perdigão Malheiro e a escravidão no Brasil Leia +
  • O procedimento de manutenção de liberdade no Brasil oitocentista Leia +

Área Administrativa