Outubro 28, 2023

EVENTO: Programação e informações do I Encontro Brasileiro de Jovens Pesquisadores em História do Direito

Divulgamos a programação do I Encontro Brasileiro de Jovens Investigadores em História do Direito. A programação poderá ser atualizada pontualmente, caso haja necessidade.

Em caso de dúvida, entrar em contato por meio do e-mail encontroibhd@gmail.com.

O evento será aberto à participação de ouvintes. A inscrição será feita mediante assinatura de lista de presença, com certificação respectiva.

Informações sobre o formato das apresentações foram encaminhadas ao e-mail dos participantes.

Programação

Agosto 15, 2023

COMUNICADO: Prorrogação de prazos para o I Encontro Brasileiro de Jovens Pesquisadores em História do Direito

Em vista do alto número de submissões recebidas até o fim do prazo definido no edital e atendendo a pedidos de interessadas e interessados, comunicamos a prorrogação do prazo para envio de trabalhos para o dia 28/08, com divulgação de resultados até dia 08/09.

Os trabalhos que foram submetidos até 14/08, dentro do prazo original, serão encaminhados para avaliação de imediato. Considerando o volume de trabalhos recebidos, é possível que os resultados sejam comunicados até o final do mês, ultrapassando o prazo inicialmente previsto em edital, 21/08.

A comissão organizadora está à disposição para dúvidas e informações através do e-mail utilizado para submissão (encontroibhd@gmail.com).

Mais informações podem ser obtidas na comunicação original: https://ibhd.org.br/evento-i-encontro-brasileiro-de-jovens-pesquisadores-em-historia-do-direito-edital-de-chamada-de-trabalhos

Junho 30, 2023

EVENTO: I Encontro Brasileiro de Jovens Pesquisadores em História do Direito – Edital de chamada de trabalhos

[PRORROGAÇÃO DE PRAZOS: Em vista do alto número de submissões recebidas até o fim do prazo definido no edital e atendendo a pedidos de interessadas e interessados, comunicamos a prorrogação do prazo para envio de trabalhos para o dia 28/08, com divulgação de resultados até dia 08/09].

Temos a alegria de compartilhar o Edital de Chamada de Trabalhos para o I Encontro Brasileiro de Jovens Pesquisadores em História do Direito, que será realizado entre 8 e 10 de novembro de 2023 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, Brasil. Promovido pelo Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e pensado para pesquisadoras e pesquisadores em início de carreira, como graduandos, mestrandos, doutorandos e até pós-doutorandos, o evento contará com programação diversificada e voltada ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa.
As submissões serão recebidas por e-mail (encontroibhd@gmail.com) entre 30 de junho e 14 de agosto de 2023, em formato de resumo expandido. Após, serão avaliadas por Comitê de Avaliação composto por historiadoras e historiadores do direito de várias regiões do Brasil. Os resultados serão publicados até 21 de agosto de 2023.
Convidamos a acessar o edital do evento, disponível no site do IBHD (ibhd.org.br), assim como a divulgar o evento a pessoas interessadas. O Comitê de Organização está à disposição através do e-mail de submissão para dúvidas ou mais informações.

We are pleased to announce the Call for Papers for the 1st Brazilian Meeting of Young Researchers in Legal History (I Encontro Brasileiro de Jovens Pesquisadores em História do Direito), which will take place from November 8th to 10th, 2023, at the Faculty of Law of the Federal University of Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), in Porto Alegre, Brazil. Organized by the Brazilian Institute for Legal History (Instituto Brasileiro de História do Direito, IBHD) and designed for early-career researchers, such as undergraduates, master's students, doctoral candidates and even post-doctoral fellows, the event will feature a diversified programme focused on the development of research skills.
Submissions will be received by email (encontroibhd@gmail.com) from June 30th to August 14th, 2023, in expanded abstract format. Afterwards, they will be evaluated by an Evaluation Committee composed of historians of law from various regions of Brazil. The results will be published until August 21, 2023.
We invite you to access the event's call for papers, available at the IBHD website (ibhd.org.br), as well as to promote the event to interested individuals. The Organizing Committee is at your disposal through the submission email for questions or further information.

Tenemos el placer de compartir el Call for Papers para el I Encuentro Brasileño de Jóvenes Investigadores en Historia del Derecho, que se celebrará entre los días 8 y 10 de noviembre de 2023 en la Facultad de Derecho de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), en Porto Alegre, Brasil. Promovido por el Instituto Brasileño de Historia del Derecho (IBHD) y destinado a investigadoras y investigadores en inicio de carrera, como estudiantes de licenciatura, maestría, doctorado e incluso posdoctorado, el evento contará con un programa diversificado centrado en el desarrollo de habilidades de investigación.
Las propuestas se recibirán por correo electrónico (encontroibhd@gmail.com) entre el 30 de junio y el 14 de agosto de 2023, en formato de resumen ampliado. Posteriormente, serán evaluadas por un Comité de Evaluación compuesto por historiadoras y historiadores del derecho de diversas regiones de Brasil. Los resultados serán publicados hasta el 21 de agosto de 2023.
Le invitamos a acceder a la convocatoria, disponible en el sitio web del IBHD (ibhd.org.br), así como a promover el evento entre las personas interesadas. El Comité de Organización está a su disposición a través del correo electrónico de presentación para preguntas o más información.

Edital I Encontro

Maio 4, 2023

EVENTO: XV Jornadas Internacionales de Jóvenes Investigadoras/es en Historia del Derecho.

Sobre o evento: En esta edición, se recibirán ponencias libres, capítulos de tesis en elaboración y esquemas de tesis. Si bien las Jornadas tienen una mayor presencia del idioma español y portugués, los trabajos también pueden ser presentados en francés, italiano e inglés. Es importante señalar que el manejo del español resulta fundamental ya que los comentarios serán, por lo general, desarrollados en ese idioma.

Data/local: 11 e 12 de outubro de 2023, Córdoba.

Informações: https://www.instagram.com/jornadashistoriadelderecho/; https://www.academia.edu/99788679/Primera_circular_XV_Jornadas_Internacionales_de_J%C3%B3venes_Investigadores_en_Historia_del_Derecho_2023_

Inscrições: prorrogadas até 14/05/2023, através do link https://forms.gle/motkDpM4vgBv4LBH6

E-mail para contato: jornadashistoriadelderecho@gmail.com

Novembro 21, 2022

Edital de chamada de trabalhos para o XII Congresso Brasileiro de História do Direito

Entre os dias 13 e 17 de março de 2023, na cidade do Rio de Janeiro, terá lugar o XII Congresso Brasileiro de História do Direito, cujos debates ocorrerão sob o enfoque “Processos, fontes e dados”.

21/11/2022 a 16/12/2022 - Período para submissão dos trabalhos
21/12/2022 - Resultado da seleção dos trabalhos
13/03/2023 a 17/03/2023 - Congresso e apresentação dos trabalhos

Para mais informações, faça o download do edital abaixo

Edital de chamada de trabalhos

Junho 11, 2020

Honoris Causa de Heinz Mohnhaupt

Com alegria noticiamos que um dos principais historiadores do direito vivos- Heinz Mohnhaupt- foi homenageado pela Universidade de Zurique com um doutorado honoris causa.

Destacado estudioso da história da legislação e dos conceitos de "constituição" e "privilégio", Mohnhaupt tem apoiado desde os Anos 90 o desenvolvimento da área em nosso país. Fez conferências no IBHD, deu cursos com nosso colega Airton Seelaender e debateu generosamente, com numerosos pós-graduandos brasileiros, suas pesquisas e textos.

peqlogo

contato@ibhd.org.br

Principal

O Instituto

Multimídia
Vídeos
Podcasts

Ações
Congressos e eventos
Publicações
Cursos

Referências

Comunicados

Contato

Associe-se

Instituto Brasileiro de História do Direito • 2020 

por Ancara