Os tempos do direito
Local
São Paulo
Data
3 e 5 de setembro de 2018
Descrição do evento
As relações entre o direito e temporalidade são um problema perene da história do direito e teoria da história. Sob essa rubrica são pesquisados e debatidos os mais diversos tópicos.
As experiências do passado são pesquisadas na forma de tradições jurídicas, a exemplo do chamado jus commune ou do constitucionalismo e liberalismo. Pergunta-se como as tradições jurídicas são formadas, inventadas e transformadas, bem como seus efeitos e traduções nas diferentes conjunturas. O direito também se abre ao futuro. Em cada constelação social, são formadas as expectativas e diferentes visões de futuro. O direito contribui para a definição de projetos, utopias, escatologias.
Por sua vez, a operação do direito também ocorre nas diferentes dimensões temporais braudelianas ou nos diferentes estratos de tempo (Koselleck). Um evento jurídico participa da conjuntura e da longa duração de estruturas jurídicas. Como as diferentes dimensões e estratos se relacionam é um problema fecundo ainda em aberto.
A problemática das temporalidades do direito recoloca a discussão tópicos variados: a importância dos contextos para a pesquisa histórica do direito, sobre as representações do passado na doutrina jurídica, o uso do passado em processos judiciais e as relações entre direito e memória, como a permissão ou proibição para anistiar, perdoar e esquecer.
Programa do evento
Anais do evento
Download .PDF
XI Congresso Brasileiro de História do Direito
congressos
X Congresso Brasileiro de História do Direito
congresso
IX Congresso Brasileiro de História do Direito
congresso
VIII Congresso Brasileiro de História do Direito
congresso